sábado, 25 de abril de 2009


Administrar com Sucesso
Carlos Wizard Martins
Reconhecer talentos individuais, exemplificar comportamento corporativo e promover o trabalho em equipe são quesitos diários na rotina de um administrador bem-sucedido. Ele é o maestro da orquestra. E, embora não tenha o conhecimento mais profundo de como tocar perfeitamente cada instrumento, ele é capaz de sentir se uma nota está fora do compasso. Ou seja, ele visualiza a todos como uma equipe em sintonia e harmonia.
O comportamento das pessoas nas empresas é usualmente inerente à espécie humana. Isto é, elas reagem instintivamente quando procuram proteger seus empregos. Buscam posições de liderança e almejam aumentos em seus salários. Em suma, querem garantir a mais básica necessidade humana – a sobrevivência. Para que uma equipe produza muito e em harmonia, reações típicas de emoção, de medo, de julgamento precipitado ou até de uso de superioriedade por títulos precisam ser evitadas. Deve-se praticar o comportamento da objetividade, racionalidade, prática da comunicação aberta e aceitação de riscos existentes quando uma idéia nova é lançada.
Resistências à mudanças são comuns. Elas acontecem porque causam uma sensação de risco, de possível falha no cumprimento de objetivos novos à serem alcançados. É valiosíssimo apresentar propostas de mudanças como desafios para a equipe como um todo, onde tanto a vitória quanto um improvável fracasso sejam comum à todos. Mas, deixar claro que o papel de cada um é vital para o êxito do conjunto
O administrador sabe ouvir. Ele promove reuniões de discussões e coloca em debate as opiniões de cada um. Todavia, ele é pragmático e não permite que os assuntos desviem de seus caminhos. Ele leva o grupo envolvido à conclusões pelas próprias ponderações fazendo com que todos entendam as razões, os meios e os fins de uma proposta em questão.
O administrador bem-sucedido entende ainda que uma relação profissional, onde apenas um lado ganha, é frágil. Por isso ele valoriza ao máximo seus colaboradores e parceiros. Ele sabe reconhecer os esforços, os sucessos e mérito de todos da equipe. Finalmente, ele entende que ninguém jamais realizou algo grande sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo..