segunda-feira, 2 de março de 2009

quando o stress é bom!!!!

Por Rhandy Di Stéfano
O diplomata alemão Otto von Bismark teve um dia uma idéia genial. Ele notou que a grande maioria dos seus inimigos políticos tinha mais de 60 anos e a melhor maneira de se livrar deles era com uma sentença de morte que viesse em uma embalagem atrativa. Foi assim que ele criou a lei da aposentadoria. Décadas mais tarde, Roosevelt precisava arrumar uma solução para a grande quantidade de jovens desempregados. Contratou um equipe para montar uma campanha convencendo os mais velhos a deixar o mercado de trabalho. Criou-se, assim, a idéia de que todos nós merecemos desfrutar nossos "anos dourados" depois de uma vida de trabalho. Ou seja, o grande objetivo da vida do profissional é ganhar o direito de terminar a vida sem fazer nada e sem stress - isso sim é que é viver!!
Infelizmente, a realidade é bem diferente. Estudos mostram que os seis meses após a aposentadoria representam a fase de vida onde o índice de mortalidade é o mais alto. Os "anos dourados" são os anos mais letais da vida do ser humano. Sem stress, as pessoas morrem.
Uma das maiores ilusões que ainda persistem na sociedade é que o stress é um mal que deve ser evitado e que a vida será feliz o dia que eu não tiver que lidar mais com isso. A aposentadoria se tornou o símbolo de uma vida sem stress e por isso é o grande sonho de todos. Nada mais ilusório. Na verdade o stress é necessário. Quando usado como impulsionador para o crescimento, ele se torna uma força positiva. Stress nada mais é do que uma pressão externa exercida sobre um corpo. Tanto os músculos quanto os ossos precisam dessa pressão, pois só assim eles se desenvolvem, crescem, ficam vivos. Portanto, lidar com stress é como levantar peso. Depois de um tempo se exercitando com um peso de 5 quilos, o músculo se fortalece e o peso já não causa stress nenhum. Neste momento você está pronto para o peso de 10 quilos. No começo ele vai pesar, mas com o tempo ele também ficará leve, e você estará pronto para o peso de 20.
Assim é a vida profissional. Uma grande academia de ginástica. Cada desafio, cada situação nova, cada crise que aparece é um convite para você exercitar os seus músculos. Há pessoas que recusam e se limitam a reclamar. Há outras que encaram o desafio e vão em frente - estes se tornam líderes.
Todos queremos protecão do stress para nós e para nossos filhos. Na verdade, essa proteção só serve para atrofiar nossos "músculos" emocionais e psicológicos. Pense nos momentos em que você mais cresceu na sua vida e, sem dúvida, lembrará de momentos duros, dificuldades, pressões, exigências, grandes desafios.
Assim, abençoe seus inimigos, pois com eles você se torna mais forte. Abençoe as novas tecnologias, pois com elas você é obrigado a aumentar sua inteligência (que aumenta sim, com o stress de ter que lidar com situações totalmente novas). Abençoe o apagão, pois ele nos fará pensar em soluções mais eficientes de uso de energia. Abençoe seus competidores, pois graças a eles o seu produto vai melhorar a todo ano. Abençoe a falta de lealdade de seus clientes, pois com eles você vai aprender a oferecer benefícios melhores. Abençoe a irritação de seu patrão, pois com ele você vai aprender como lidar com pessoas iradas. Abençoe o seu filho "bocudo", pois com ele você vai aprender a ter um diálogo que nunca teve com seu pai.
Stress é o convite da vida para o crescimento. Recusar-se a lidar com ele é como ficar parado diante de um peso de 5 quilos reclamando que a vida é injusta por não lhe dar músculos instantâneos. Esta pessoa não precisa esperar chegar a aposentadoria. Ele já se aposentou da vida.
Quem aceita o convite é aquele que hoje levanta pesos de 50 quilos como se fossem de 5. Este é o líder - aquele que abraça situações de stress que outros não conseguem tolerar. Sem o stress, não cresceríamos, então abençoe-o. Ou não. Neste caso, seja bem vindo à sua aposentadoria antecipada. Espero que você curta os "anos dourados" a sua frente.
Fonte:Jornal Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo..