sábado, 14 de março de 2009

"A verdade escondida na arte de entusiasmar"

Vamos contar esta história diferente. Imaginemos que uma
empresa da Itália envie dois gerentes para estudar a viabilidade
de se introduzir no Brasil saias para homens. O primeiro que
aqui veio concluiu: - Não vai dar certo, neste país tupiniquim o
sexo masculino não usa saias! Porém, outra pessoa, eufórica,
acreditando que redescobriu a América, - respondeu: - Vai dar
certo, vamos ganhar muitos euros, pois no Brasil os homens não
usam saias! Mas veja outro absurdo. Vamos imaginar que o
vice-presidente de marketing reúna seus diretores e ordene: -
Usem os melhores argumentos que convençam os clientes para
que comprem nosso novo produto! Ora, persuadir os homens
brasileiros a usarem saias não é uma responsabilidade do pessoal
de vendas, mas sim, um desafio do marketing. Quem sabe com
uma verba de muitos milhões de dólares se possa mudar hábitos
e comportamentos. Por exemplo: atores e cantores famosos
poderiam passar a usar saias, médicos conceituados poderiam
provar que a nova veste facilitaria os movimentos do corpo, que
é ideal para um país tropical, que masculinidade é corpo, não
roupa etc. Acredite: o melhor argumento do mundo dito pelo
maior vendedor do planeta não me fará passar a usar saias hoje.
Particularmente, também não acredito que argumentos geniais
convencerão o ministro Mantega, o Sílvio Santos, os diretores
das Casas Bahia e os atuais presidentes das transnacionais no
Brasil a irem para seus escritórios vestidos de saias. Vamos
parar com essa loucura de acreditar que é preciso realizar o
impossível para crescer e vencer. Há coisas que são impossíveis
mesmo. E há coisas que são possíveis, mas não compete a você
executá-las. Pare de ficar ouvindo histórias de motivação que
levantam o moral, a iniciativa, a determinação, a força de
vontade e o comprometimento na direção errada.
Você discorda de mim? Então, esqueça o marketing e prepare-se
para convencer com argumentos brilhantes as mulheres
executivas do Brasil a usarem bigodes fabricados por sua
empresa. Argumente que elas, de bigode, terão mais sucesso no
corporativo mundo masculino. Diga a elas que o bigode empresta
a quem o usa mais credibilidade e auto-confiança. Você terá três
chances “ótimas”de mercado. As mulheres empreendedoras não
usam bigodes. Não há concorrentes chatos. E todo mundo aceita
que diferenciar hoje é um dos segredos da inovação contínua.
Você está com tudo. Tenta, vai.

repaçado por Ana...

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