sábado, 14 de março de 2009

"A verdadeira felicidade."

Autora: Edna Paiva – Recife(desconheço a auoria do texto anexo)

OBJETIVO- levar os participante a uma reflexão como forma de mudança de comportamento,atitudes e maestria pessoal
Utilização: atendimento a clientes, relacionamento interpessoal,comunicação, etc

Fase do Grupo amadurecimento/controle

Tempo: em torno de uma hora

Recursos- música new-age instrumental de fundo,som para CD, recortes das frases do texto,colada em cartolina ou e.v.a- material constante da citação - texto em anexo.
Desenvolvimento
distribuir o texto em anexo recortado e numerado na seqüência aleatoriamente com os participantes, recomendando não mostrar aos demais, enquanto não for solicitado...
colocar a música new- age de fundo
orientar a todos, que enquanto é dada as coordenadas , a quem recebeu os recortes com as frases,fora da sala, os demais fiquem caminhando um pouco, no não verbal ao som da musica,e que se dividam em três equipes, e cada líder escolhido aleatoriamente, recebe um cartão onde em um está escrito:
equipe A- refletir na importância do atendimento, fatore que interferem e os que facilita a excelência no atendimento
equipe B refletir em relação ao relacionamento interpessoal, o que facilita e o que dificulta
equipe C deverá trabalhar o que facilita e o que dificulta a comunicação verbal entre as pessoas
deverão se reunir por dez minutos essas equipes,e elaborar o trabalho.
FORA DA SALA,
Reunir o grupo que recebeu os cartões com frases, distribuidas, aleateriormente , e ler o texto informar que é o mesmo que em ordem numérica todos estão com ele e que a tarefa desse grupo e fazer de forma criativa, uma dramatização da cena,que deverá parecer o mais possível com a história do texto.
entrar na sala e encerrar o tempo do grupo anterior das tarefas sobre comunicação, relacionamento,atendimento.
Convidar o segundo grupo para dramatização do texto recebido tendo o grupo ,passado a condição de observadores da cena, que vai acontecer(G.V.G.O-técnica de verbalização e observação)
ao final,e após observação, este, segundo grupo apresenta o trabalho, fazendo analogia,pontuando com base na cena observada.
Intervenções do facilitador, serão bem recebidas, neste momento.
fundamentar o tema com base no foco a ser abordado.Fechar a atividade, numa roda de embalo,fazendo um ligeiro c.a.v, e lendo o texto representado, para todo o grupo, como fixação para o
assunto
COMENTÁRIOS: é uma técnica onde todo tempo é observada a assertividade das pessoas, e pode-se dar ênfase ao assunto, e muitos outros focos.
Todos trabalham de forma produtiva e interagem com a situação do texto e o trabalho em equipe. Momentos ricos com o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo..